Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

COMO CONFIGURAR UM ROUTER COM SAIDAS WIRELESS

Router’s são pontes que operam na camada de rede no modelo OSI (camada três), essa camada é produzida não pelos componentes físicos da rede (endereço MAC das placas de rede, que são valores físicos e fixos), mas si pelo protocolo mais usada hoje em dia, o TCP/IP (TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL/INTERNET PROTOCOL que é PROTOCOLO DE CONTROLE DE TRANSMISSÃO/ PROTOCOLO INTERNET), o Protocolo IP é o responsável por criar o conteúdo dessa camada.

Para fazer a configuração de um router devemos ter em conta o tipo do dispositivo e o grupo de que pertence.

Neste caso a configuração será de um Roteador com dois pormenores importante, quanto a saída e entrada do sinal, (Wireless distribuí ou capta o sinal por intermédios de ondas de rádios, cabo de Ethernet este por sua vez, este utiliza cabo e placa de rede para estes efeitos).

Neste trabalho irei resumir alguns passos para configurar um Router, para ter uma rede sem problemas, o que deves fazer:

1)        Verificar se o Router trás consigo na embalagem um Router, um cabo de Ethernet com conector RJ-45 (caso não tiver podes preparar um com padrão T568A ou T568B, cuidado com padronização não pode ser do tipo Cross Over, pois a sua transmissão é baixa), Disco (que contem o software e algumas Drivers), fonte de alimentação (o vulgar carregador) e Manual de Instrução (onde contém IP, Password e outras descrições do dispositivo).
2)        Ligamos a fonte de alimentação do Router na electricidade (corrente eléctrica) e ligamos em seguida o conector no dispositivo por trás.
3)        Dependendo das portas que traz, ligamos um cabo Ethernet (cabo de rede) conectamos no PC Servidor e na porta 1 do Router.
4)        Para termos certeza que o router e o Pc Servidor estão bem ligados ou há uma boa comunicação, devemos pingar, para ver o nível de tráfego de informação. (pressiona a tecla logótipo do Windows + R, irá abrir o Menu Executar, e escreve CMD e pressiona enter, abrirá a janela de Linhas de Comando, utiliza o prompt ping 192.168.11.10) verás o estado do sinal entre o Pc e Router.
5)        Feito isto, abre o browser do Internet Explorer do Windows, e em seguida digita-se o IP (internet protocolo). Cada Router tem um IP que lhe identifica na rede, por exemplo digita 192.168.11.10 e em seguida pressiona enter, este IP não existe, é simplesmente exemplo.
6)         Irá surgir uma caixa de dialogo com pedido de Nome de Usuário e Password, devemos de digitar ADMIN em ambos campos.

User Name
ADMIN
Password
ADMIN

 e em outros caso podes coloca ADMIN no campo USER NAME e deixa em branco a palavra passe.
7)        Abrirá a janela de configuração do Routeador, onde aparecem as definições de SETUP, WIRELESS, SECURITY, ACCESS RESTRICTIONS, APPLICATIONS & GAMINHG, ADMINISTRATION, ESTATE.
8)        Nas definições de Setup o tipo de conexão de internet de ser definida por automatic configuration DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).
9)        Dando o nome do Router, exemplo Router Name: JONVENT_V_XP.
10)     Utiliza a opção Network Setup, para determinar quantos Pc’s pode rotear, assim, atribuindo um valor de Pc’s definidos.
11)     Para guardar as primeiras configurações devemos alterar o fuso horário e clicamos no save settings para guardar alterações.
12)     Clica no link wireless para alterar as definições sem fio.
13)     Para não haver complicações ao cessar a rede por wireless, devemos dar um Nome da rede, (wireless Network Name: exemplo JONVENT);
14)     No Wireless Network Mode deve-se escolher ou seleccionar MIXED para haver compabilidade com outros;
15)     Depois de configurar a definições de WIRELESS, para não ter intrusos na rede deve-se aplicar a segurança na rede, escolhendo o link wireless security.
16)     O seu estado vem normalmente DESABLE, que significa Desactivo. Activa-se o estado e aparecerão 4 nonas opções de segurança, colocando o  WPA – Pre – Shared Key: Enable.
17)     Digita uma senha com números, letras e símbolos ou caracteres especiais para fortificar palavra-chave, exemplo, JONVENT64V21XP01|.
18)     Carrega o botão save settings.
19)     Neste passo, momento de configurar o firewall, clicando no link security na pagina de configuração.
20)     Escolhe a opção ENABLE na firewall Protection e guarda as alterações.
21)     Para terminar com a configuração deve-se alterar a palavra passe do mesmo, clicando para ADMINISTRATION.
22)     Na janela do ADMINISTRADOR, na opção ROUTER tecla-se a palavra passe e reconfirma na opção Re-enter to confirm a mesma, para certificar.
23)     Por defeito o Router vem com uma configuração de permitir a ligação simplesmente os Pc’s ou outras máquinas por cabo, para tal deve-se activar a opção Remote Management para Enable,  a fim de permitir a ligação de Wi-Fi, ou por ondas.
24)     A fim de permitir o uso de programas VoIP e recursos Universal Plug and Play activa-se a opção ENABLE no campo UPnP.
25)     Guarda as alterações e irás fazer um novo login com a senha nova (já não vai aceitar ADMIN porque foi alterado).
26)     Assim com a rede protegida, agora coloca o cabo vindo do Modem ADSL com sinal de internet na porta WAN do Router. Acredito teremos uma rede Wi-Fi com segurança.

dicas do BIG JACK A.K.A JONVENT V XP

Sem comentários:

Enviar um comentário